Catedra Jean Monnet FECAP
26 set 2022

Cátedra Jean Monnet FECAP

Profa. Dra. Carolina Pavese, apresenta trabalho nas Jornadas Europeias, organizada pela Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus

Nos dias 27-28 de agosto de 2019, ocorreram as Jornadas Europeias na cidade de São Paulo, organizado pela Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus (FFLCH), com apoio DAAD. O tema “Integração europeia face aos desafios internos e externos” inspirou dois dias de palestras, mesas redondas e painéis, e contou com a participação de pesquisadores e diplomatas alemães, europeus e brasileiros.

A Profa. Dra. Carolina Pavese, professora do curso de Relações Internacionais da PUC-Minas e parte do corpo docente da Cátedra Jean Monnet, participou do painel “Reflections on the EU-Mercosur trade agreement”, apresentando o trabalho sobre os aspectos ambientais do acordo. 

O programa completo pode ser encontrado pelo link: https://www.fflch.usp.br/sites/fflch.usp.br/files/2019-08/Jornadas%20Europeias%202019%20program.pdf

Cátedra Jean Monnet FECAP realiza I Edição do European Day Campus

Na foto, professor Willi Künzli, discute os impactos causados pelos negócios aos grupos vulneráveis.

O European Day Campus é uma iniciativa promovida pela Cátedra Jean Monnet FECAP, comoparte do Programa de Certificação em Políticas Externas Europeias para Direitos Humanos e Democracia. É um dia de imersão que busca por meio de atividades acadêmicas e culturais, reunir estudantes de diversas áreas do conhecimento que procuram aprofundar seus conhecimentos em estudos europeus. Nesta primeira edição, que ocorreu no dia 19/10, foi abordado os “Desafios contemporâneos da União Europeia’.

Neste dia, tiveram duas atividades principais. A primeira, discutiu as “Regulamentações da União Europeia e a Proteção de Grupos Vulneráveis: Perspectivas de Negócios”, conduzida por Willi Künzli (FDUSP) e pelo Carlos Eduardo de Castro e Silva Carreira (FDUSP). Na segunda parte, foi discutido o “Déficit Democrático Europeu e Seus Reflexos na Cidadania”, com a participação da Profa. Cláudia Marconi (FECAP) e do Prof. Daniel Carvalho (UNIFESP).

Saiba mais sobre os participantes:

REGULAMENTAÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA E A PROTEÇÃO DE GRUPOS VULNERÁVEIS: PERSPECTIVAS DE NEGÓCIOS

Carlos Eduardo de Castro e Silva Carreira – Mestrando em Direito Internacional e Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco, FD-USP), com financiamento do Fundo Sasakawa de Bolsas para Jovens Líderes (SYLFF, Japão). Coordenador de Relações Governamentais Internacionais da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (CDS-OAB/SP). Diretor Acadêmico do Centro de Pesquisas em Proteção Internacional de Minorias da Universidade de São Paulo (CEPIM-USP). Advogado, Membro e Conselheiro Científico do Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero (GADvS). Especialista em Direito das Famílias e Sucessões pela Escola Paulista de Direito e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista, câmpus de Franca (UNESP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre a Pluralidade das Fontes no Direito Internacional Privado e o Brasil e Pesquisador do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (GRACIAS), ambos vinculados à USP. Professor Convidado e Co-organizador na Pós Graduação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC – 2019). Representante Discente da Pós-Graduação nas Comissões do Programa de Apoio ao Ensino e Pós-Graduação da FD-USP (mandato 2018-2019). Possui ênfase nas seguintes áreas de estudo: Direito Internacional Privado e Público, Direitos Humanos, Direito das Famílias e Sucessões, Estudos de Sexualidades e Identidades de Gênero, Contextos Islâmicos e Árabes, Política Externa Brasileira e Educação Popular.

Willi Sebastian Künzli – Doutorando em Direito Internacional na Faculdade de Direito da USP, sob orientação do Professor Titular Paulo Borba Casella. É Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob orientação do Professor Titular Dr. Paulo Borba Casella, tendo sido aprovado com louvor e distinção. Possui LL.M. pela University of California, Berkeley, School of Law (2014), Especialização em Direito Empresarial pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (2010) e graduação em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008). Membro do Grupo de Estudos em BRICS – GEBRICS, vinculado à Faculdade de Direito da USP. Advogado em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iorque. Possui experiência nas áreas de Direito Internacional, Direito Comercial, Contratos e Litígios Comerciais.

Na foto, Profa. Cláudia Marconi e Prof. Daniel, discutindo os desafios da União Europeia com os alunos da Cátedra.

DÉFICIT DEMOCRÁTICO EUROPEU E SEUS REFLEXOS NA CIDADANIA

Cláudia Alvarenga Marconi – Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Mestre (2009) e Doutora (2013) em Ciência Política pela USP. É professora do Departamento de Relações Internacionais e, atualmente, Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP. É Tutora do Programa de Educação Tutorial de Relações Internacionais (PET-RI) da mesma PUC-SP. Atua também como professora da Graduação em Relações Internacionais na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é professora do Curso de Graduação em Relações Internacionais, Coordenadora Acadêmica do Instituto Brasil-União Europeia e Titular da Cátedra Jean Monnet. Sua agenda de pesquisa gira em torno da temática da governança global dos direitos humanos, dos processos e mecanismos de justiça internacional e transicional, assim como dos debates teóricos da Escola Inglesa e da construção de pontes entre a Teoria das RI e a teoria política internacional.

Daniel Campos de Carvalho – Doutor e Mestre em Direito (área de concentração: Direito Internacional) pela Universidade de São Paulo (USP), além de Bacharel pela mesma instituição. Atualmente é Professor-Adjunto C, II da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro dos grupos de estudos Governança Global, Direitos Humanos e Democracia (Unesp/Franca) e A inserção internacional brasileira: projeção global e regional (UFABC/Unifesp). Foi Sylff Mobility Program Fellow no Institut Universitaire de Hautes Études Internationales de Genève (2005), Bolsista do The Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (2005) e pesquisador GV-Law da Fundação Getúlio Vargas-SP (2006-2007). É membro da Latin American Studies Association, da International Studies Association e da European Society of International Law. É Professor Colaborador do Programa de Pós- Graduação em Direito – PPGDIREITO/UNESP/FRANCA.

Cátedra Jean Monnet FECAP, em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil, realizam capacitação para professores interessados em pleitear projetos Jean Monnet

No dia 04 de novembro de 2019, a Cátedra Jean Monnet FECAP, em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil, realizou uma capacitação para professores e pesquisadores brasileiros sobre as Atividades Jean Monnet.

Na foto, Rafael Miranda, Coordenador Executivo da Cátedra Jean Monnet e Coztanzo Fisogni, membro da Delegação da União Europeia no Brasil

Esta capacitação foi direcionada à pesquisadores e professores que atuem no ensino superior brasileiro, interessados em descobrir as várias oportunidades dos projetos vinculados às Atividades Jean Monnet com financiamento europeu, a partir das experiências de projetos bem sucedidos.

Na foto, Profa. Dra. Cláudia Marconi, Titular da Cátedra Jean Monnet FECAP

Nesta oportunidade, Costanzo Fisogni, da Delegação da União Europeia no Brasil e Rafael Miranda, Coordenador Executivo do Instituto Brasil-União Europeia e Cátedra Jean Monnet, exploraram as dimensões técnicas dos projetos. Enquanto o Prof. Dr. Alexandre Mendes (UFMG) e a Prof. Dra. Cláudia Marconi (FECAP), ambos titulares de Cátedras Jean Monnet, expuseram suas experiências pessoais no processo de submissão e na condução das propostas aprovadas.

Na foto, da esquerda para direita, professores com projetos Jean Monnet:  Roberto Caldas, Centro de Excelência – UFMG; Henrique Carlos de Catro, Modulo – UFRS; Francine Thays Martins, Network – FGV; Aline Beltrame de Moura (Módulo Jean Monnet – UFSC; Alexandre Mendes Cunha (Cátedra Jean Monnet – UFMG); Cláudia Marconi (Cátedra Jean Monnet – FECAP).

Além de receber diversos professores com projetos Jean Monnet no Brasil, o evento reuniu professores de instituições interessadas em saber mais sobre os projetos Jean Monnet, entre elas: Mackenzie; Anhembi Morumbi; PUC Campinas; FECAP; ESPM; FMU; PUC-SP; PUC-Minas; UNIFESP; FAAP e USP.

Cátedra Jean Monnet FECA realiza seu evento de Lançamento Oficial

Na foto, participantes do Lançamento da Cátedra Jean Monnet FECAP

No dia 04 de novembro de 2019 ocorreu o Lançamento Oficial da Cátedra Jean Monnet FECAP. Para além da apresentação da Cátedra Jean Monnet e da equipe que a compõe, também foram apresentados por diversos pesquisadores altamente especializados em estudos europeus, os desafios e oportunidades para o avanço desses estudos no Brasil, seja por meio de projetos Jean Monnet, seja por meio de outras práticas exitosas na área de ensino, pesquisa, extensão e formulação de políticas no Brasil.    

Na foto, Profa. Dra. Cláudia Marconi, Titular da Cátedra Jean Monnet FECAP, Costanzo Fisogni, membro da Delegação da União Europeia no Brasil e Rafael Miranda, Coordenador Executivo da Cátedra Jean Monnet FECAP

A solenidade de abertura foi conduzida pelo Reitor da FECAP, Prof. Dr. Edison Simoni e pelo Representante da Delegação da União Europeia, Costanzo Fisogni. Nesta oportunidade, também contamos com a presença do Corpo Docente da Cátedra, composto pela Profa. Dra. Carolina Pavese (PUC-Minas), Prof. Dr. Daniel Campos de Carvalho (UNIFESP) e Prof. Dr. Cicero Krupp da Luz (FECAP).

Além disso, também recebemos a Profa. Dra. Brigitte Weiffen, Cátedra de Estudos Europeus e Alemães (DAAD), o Prof. Amâncio Nunes de Oliveira, do Instituto de Relações Internacionais e o Sr. Renato Pacheco, Cônsul-Geral Honorário do Reino da Suécia em São Paulo, que discutiram os Estudos Europeus no Brasil.

Na foto, da esquerda para a direita: Prof. Dr. Cicero Krupp (FECAP); Antônio Cavalcante (DCP-USP); Profa. Dra. Carolina Pavese (PUC-Minas); Prof. Dr. Amâmcio Oliveira (IRI-USP); Profa. Briggite Weiffen (DCP-USP); Profa. Dra. Cláudia Marconi (FECAP); Rafael Miranda (FECAP); Profa Dra. Marília Pimenta (FECAP) e Prof. Dr. Daniel Carvalho (UNIFESP)

Cátedra Jean Monnet visita Consulado da Suécia em São Paulo

No último dia 22 de outubro, estiveram no Consulado da Suécia, a Profa. Dra. Cláudia Marconi, Titular da Cátedra Jean Monnet e Rafael Miranda, Coordenador Executivo da mesma Cátedra, em reunião com o Cônsul Geral do Reino Geral da Suécia, Sr. Renato Pacheco Neto. 

Nesta oportunidade, foi discutida as possibilidades de aprofundamento das relações da FECAP e do Consulado da Suécia, na disseminação dos Estudos Europeus e dos Estudos dos Países Nórdicos, e também foi formalizado o convite ao Sr. Renato Pacheco Neto para participar do evento de Lançamento Oficial de nossa Cátedra.

Na foto, da esquerda para direita: Rafael Miranda, Coordenador Executivo da Cátedra Jean Monnet; Sr. Renato Pacheco Neto, Consul Geral do Reino da Suécia e Profa. Cláudia Marconi, Titular da Cátedra Jean Monnet.

A relação da FECAP com o Consulado da Suécia data de 2016, momento em que o Consulado começou a discutir temas relacionados à União Europeia nas semanas acadêmicas do curso de Relações Internacionais. 

Coordenador Executivo da Cátedra Jean Monnet, Rafael Miranda, participa de Conferência de Associação Italiana no Brasil

Ocorreu na FECAP Unidade Pinheiros, de 7 a 9 de novembro, a IX Edição do Congresso Internacional Itália-Brasil. O evento reuniu diversos empresários e investidores interessados em estreitar as relações entre o comércio da Itália e do Brasil

Rafael Miranda, Coordenador Executivo do Instituto Brasil União Europeia e Cátedra Jean Monnet, a convite da Associazione Italia Brasile Business participou do Painel “Accordo Economico Mercosul e Unione Europea” apresentando trabalho sobre “O Acordo Mercosul-União Europeia no marco da Parceria Estratégica Brasil-União Europeia”.

Módulo I do “Programa de Certificação em Políticas Externas Europeias para Direitos Humanos e Democracia”, recebe Prof. Dr. Tomaz Paoliello para discutir América Latina

Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, recebemos o Prof. Dr. Tomaz Paoliello como professor convidado do Programa de Certificação em “Políticas Externas Europeias para Direitos Humanos e Democracia”.

O Prof. Paoliello, professor do curso de Relações Internacionais e do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP, discutiu as Políticas Europeias para a América Latina. Além dos alunos regulares do curso, a aula contou com a participação de alunos ouvintes.

Na foto, Prof. Dr. Tomaz Paoliello, professor convidado do curso “Políticas Externas Europeias para Direitos Humanos e Democracia”

Titular da Cátedra Jean Monnet FECAP, Profa. Dra. Cláudia Marconi, vai para Conferência do Coordenadores Jean Monnet em Bruxelas

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2019, ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, a Conferência Internacional de Coordenadores Jean Monnet, como também a celebração do 30º aniversário das Atividades Jean Monnet no mundo.

Nesta oportunidade, a Profa. Dr. Cláudia Marconi, representou a Cátedra Jean Monnet FECAP nesta atividade promovida pela Comissão Europeia e a Agência Executiva relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura – EACEA.

A referida agência conduziu para os diversos professores que estiveram presentes, treinamentos e capacitações sobre aspectos técnicos e as novas tendências em projetos.

Na foto, Profa. Dra. Cláudia Marconi, Titular da Cátedra Jean Monnet FECAP

Cátedra Jean Monnet participa de Lançamento de Livro do Projeto Jean Monnet “Brazil-Caeni-EU”

Na foto, Prof. Dr. Nuno Rodrigues (Universidade de Lisboa) e Profa. Dra. Kirstyn Inglis (Universidade de Ghent)

Como resultado do projeto Jean Monnet “Brazil-Caeni-EU”, vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da USP e ao Centro de Negociações Internacionais (CAENI-USP), foi lançado no dia 29 de novembro de 2019 o livro “Brazilian Perceptions of the EU and Brazil”.

Nesta oportunidade estiveram por videoconferência a Profa. Dra. Kirstyn Inglis, Coordenadora Executiva do projeto e organizadora do livro, e o Prof. Dr. Nuno Rodrigues, Cátedra Jean Monnet da Universidade de Lisboa.

Juntamente com professores do Instituto de Relações Internacionais e também de alunos interessados no tema, Rafael Miranda, Coordenador Executivo da Cátedra Jean Monnet FECAP, acompanhou o lançamento.

Revista do Instituto de Finanças FECAP publica artigo de membros da Cátedra Jean Monnet sobre Parceria Estratégica Brasil-UE

Desde maio de 2018, o Instituto de Finanças produz semestralmente a Finanças FECAP: Revista do Instituto de Finanças FECAP. A revista, inclui artigos, matérias e opiniões voltadas à área de negócios.

Em sua última edição, ano 2, nº 04, de novembro de 2019, a Profa. Dra. Cláudia Marconi, Titular da Cátedra Jean Monnet e Rafael Miranda, Coordenador Executivo da Cátedra Jean Monnet, publicaram o artigo de opinião “Um futuro para a parceria estratégica Brasil-União Europeia? Desafios e oportunidades na interface negócios-sociedade”.

Para acessá-lo na íntegra, acesse o link: https://www.fecap.br/instituto-financas/revista_iff.php

Cátedra Jean Monnet finaliza o Módulo I do “Programa de Certificação em Políticas Externas Europeias para Direitos Humanos e Democracia”

Na foto, alunos que completaram o Módulo I do Programa de Certificação da Cátedra FECAP

O primeiro módulo do programa que esteve em curso durante o segundo semestre de 2019, de setembro a dezembro. Em menos de uma semana, o curso recebeu mais de 300 inscrições, de alunos de diversas instituições de ensino e áreas de formação.

O curso, que ocorreu no campus Liberdade, recebeu inscrições de estudantes da Universidade Anhembi Morumbi; Centro Universitário Belas Artes; Escola Paulista de Direito – EPD; Faculdades Integradas Rio Branco; Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU; Universidade Presbiteriana Mackenzie; Universidade São Judas Tadeu; Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Universidade Federal do Amapá – UNIFAP; Centro Universitário Jorge Amado; Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA; Universidade Federal do Rio Grande; Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL; Universidade Paulista – UNIP; Universidade de São Paulo – USP e da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP.

Esses alunos estavam distribuídos nos cursos de Administração de Empresas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Internacionais e Relações Públicas, majoritariamente graduandos e graduados, mas também especialistas e mestres.

O balanço do curso é extremamente positivo. De 80 alunos matriculados, ao final do curso, 55 alunos foram aprovados e certificados no I Módulo do Programa.