Governança Corporativa e boas práticas na União Europeia: diversidade e inclusão
DISCIPLINA OPTATIVA – GRADUAÇÃO 2020/2
Disciplina: Governança Corporativa e boas práticas na União Europeia: diversidade e inclusão
Professora Titular: Profa. Dra. Cláudia Marconi
E-Mail: claudia.marconi@gmail.com
Monitor: Rafael S. N. Miranda
E-mail: rafael.miranda@fecap.br
Período de Inscrição: 27 de agosto a 04 de setembro.
Período de aula: 12 de setembro a 12 de dezembro.
Datas e Horário de aula: Sábados, das 14h20 às 16h.
Carga Horária: 40h/aula.
Local da aula: Aulas síncronas quinzenais via Zoom (Online) e atividades orientadas e assíncronas de Laboratório de Boas Práticas Empresariais.
I – EMENTA DA DISCIPLINA
O objetivo desta disciplina é aproximar a narrativa da governança corporativa das práticas e atividades da União Europeia, sobretudo considerando as empresas transnacionais europeias. Por meio do reconhecimento de duas normas e suas trajetórias internacionais – a da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e a de Empresas e Direitos Humanos (E&DH), o curso apresentará a União Europeia como ator global sobretudo por meio das atividades e práticas empresariais (ora boas ora questionáveis) – sempre contextualizadas – que incidem sobre o Norte e o Sul globais. A partir dos insumos dados e das pesquisas semanais (a serem registradas no Padlet da disciplina), a disciplina pretende ensejar como produto final a construção de um banco de casos de boas práticas empresariais.
II – EIXOS/AULAS
EIXO 1 – Uma Governança Multi-Stakeholder da Responsabilidade Social Corporativa e das Boas Práticas Empresariais
Estudo de Caso 1: O caso Shell na Nigéria e a emergência dos Relatórios de Sustentabilidade Empresarial;
EIXO 2 – Apresentando o Framework Internacional da Responsabilidade Social Corporativa (RSC): uma construção a partir das organizações internacionais de caráter global e regional
Estudo de Caso 2: A Rede Brasil do Pacto Global e o caso Samarco (Vale e BHP);
EIXO 3 – O empreendedorismo de uma norma internacional de Empresas e Direitos Humanos (E&DH) a partir dos princípios Ruggie: apropriação, contestação, spoiling e resistência
Estudo de Caso 3: O caso das empresas alemãs no cumprimento da norma internacional de Empresas e Direitos Humanos (E&DH);
EIXO 4 – As boas práticas empresariais na União Europeia: considerações sobre o tempo, espaço e paisagem europeus
Estudo de Caso 4: O caso das pequenas e médias empresas na Europa;
EIXO 5 – A promoção de agendas de diversidade e inclusão enquanto boas práticas corporativas
Estudo de Caso 5: Diversidade e Inclusão na Unilever;
EIXO 6 – Mapeando Boas Práticas Empresariais na União Europeia e seus impactos para o mundo
Discussões acerca das boas práticas mapeadas.
III – METODOLOGIA
As aulas mesclarão conteúdos teóricos e aplicados sobre as normativas e práticas empresariais europeias distribuídas no globo, que exigirão engajamento dos alunos com pesquisa aplicada, dentro e fora da sala de aula.
IV – AVALIAÇÃO
NI1 – Atividade supervisionada de levantamento de boas práticas empresariais (Laboratório de Estudo de Casos), que deverá ser feita ao longo do semestre e publicada no Padlet da disciplina; (20% da nota final)
NI2 – Produção de um estudo de caso das boas práticas de uma empresa europeia. O estudo deverá ser realizado de acordo com template publicado no Moodle; (50% da nota final)
PO – Prova Escrita (30% da nota final).
V – EQUIVALÊNCIAS
Os alunos aprovados poderão optar, conforme tabela abaixo, pela dispensa de uma disciplina grade ou atribuição de 40 horas de atividade complementar:
CURSO | EQUIVALÊNCIA |
Administração | Dispensa de uma Eletiva. |
Ciências Contábeis | Dispensa de uma Eletiva. |
Ciências Contábeis para Graduados | Dispensa de uma Eletiva. |
Economia | 40 horas de atividade complementar. |
Relações Internacionais | Dispensa de uma Eletiva ou 40 horas de atividade complementar. |
Publicidade e Propaganda | 20 horas de atividade complementar. |
Relações Públicas | Dispensa de uma Eletiva. |
Secretariado Executivo | 40 horas de atividade complementar. |
VI – ALUNO ESPECIAL
Aos alunos que não possuem vínculo com a FECAP, estarão abertas 05 vagas para alunos especiais. Os alunos devem estar regularmente matriculados em uma Instituição de Ensino Superior no ato da inscrição (graduação ou pós-graduação) e receberão, caso aprovados, certificado de conclusão de 40 horas.
A inscrição para aluno especial seguirá o mesmo calendário dos alunos regulares e deverá ser feita pelo link a seguir: https://forms.gle/mNeAnZ6EhnS4ZUL27
V – BIBLIOGRAFIA
BLOOMFIELD, Alan; SCOTT, Shirley, Norm Antipreneurs and The Politics of Resistance to Global Normative Change. Oxford, Routledge, 2017.
BRIMONT, Laura; HEGE, Elizabeth. SDGs and the private sector: through the eyes of NGOs. 2017. Disponível em: <https://www.iddri.org/en/publications-and-events/blog-post/sdgs-and-private-sector-through-eyes-ngos> . Acesso em 08 de abril de 2020.
CAMERON, Fraser. A União Europeia como um Ator Global em Tempos de Crise. Cadernos Adenauer. Online. 2013.
CAMPOS, Lucila Maria de Souza et al. Relatório de sustentabilidade: perfil das organizações brasileiras e estrangeiras segundo o padrão da Global Reporting Initiative. Gest. Prod., São Carlos, v. 20, n. 4, p. 913-926, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000400011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 abril de 2020.
COSTA, Olivier. A União Europeia e sua política exterior: história, instituições e processo de tomada de decisão. Brasília: FUNAG, 2017.
CUYVERS, Armin. The Institutional Framework of the EU. In: Cuyvers A., Ugirashebuja E., Ruhangisa J., & Ottervanger T. (Eds.), East African Community Law: Institutional, Substantive and Comparative EU Aspects . LEIDEN; BOSTON: Brill. p. 79-102. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/10.1163/j.ctt1w76vj2.8.
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GONZALEZ, Carmen. Environmental Justice, Human Rights, and the Global South. Santa Clara Journal of International Law. Seattle University School of Law Research Paper No. 15-10. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=2573190>. Acesso em 01 de junho de 2020.
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VOGLER, John; BRETHERTON, Charlotte. The European Union as a Global Actor. Nova York: Routledge, 2ª edição, 2006, p. 11-34.
ZWINGEL, Susan. How do norms travel? Theorizing international women’s rights in transnational perspective. International Studies Quarterly, v. 56, n.1, 115-129, 2012.