Programa de Certificação: Políticas Externas Europeias para Direitos Humanos e Democracia – Módulo III
DESAFIOS DA COOPERAÇÃO BRASIL-UNIÃO EUROPEIA
Professora Titular: Profa. Dra. Cláudia Marconi (CV: http://lattes.cnpq.br/2840351689041445)
E-Mail: claudia.marconi@gmail.com
Período de Inscrição: 21/09/2020 a 27/09/2020
Divulgação do resultado da seleção: até dia 30/09/2020
Período de aulas: 08/10/2020 a 10/12/2020
Datas e Horário: quintas-feiras e a partir do dia 05/11, as quintas-feiras e sextas-feiras, das 17h40 às 18h50.
Local: Aula remota via Zoom.
I – EMENTA DO MÓDULO
Por distintos mecanismos, estratégias e dinâmicas internacionais, a cooperação Brasil-UE se estruturou e, contemporaneamente, sofre alguns retrocessos. Exemplos desses mecanismos são a Parceria Estratégica Brasil-UE, os Diálogos Setoriais UE-Brasil, cooperação em política regional, entre outras. O curso percorrerá, a partir de cinco eixos temáticos em boa medida estruturados por e estruturadores dessa cooperação (Democracia, DH e Justiça Internacional; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Comércio, Investimentos e Negócios; Segurança Regional e Internacional; Ciência, Tecnologia e Inovação) esses mecanismos e dinâmicas, enfatizando as suas potencialidades, desafios, êxitos e eventuais retrocessos.
II – EIXOS/AULAS
Aula 1. Apresentação da Cátedra Jean Monnet e do Módulo;
Aula 2. O pano de fundo e os mecanismos e dinâmicas da cooperação Brasil-UE
EIXO 1 – Democracia, Direitos Humanos e Justiça Internacional
Aula 3. Aula teórica
Aula 4. Aula aplicada
EIXO 2 – Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Aula 5. Aula teórica
Aula 6. Aula aplicada
EIXO 3 – Comércio, Investimentos e Negócios
Aula 7. Aula teórica
Aula 8. Aula aplicada
EIXO 4 – Segurança Regional e Internacional
Aula 9. Aula teórica
Aula 10. Aula aplicada
EIXO 5 – Ciência, Tecnologia e Inovação
Aula 11. Aula teórica
Aula 12. Aula aplicada
ESTUDOS DE CASO (supervisão remota)
Aula 13
Aula 14
Aula 15. Fechamento
III – METODOLOGIA
Para cada eixo, as aulas alternarão conteúdos teóricos e conteúdos aplicados, contando, para além da Cátedra, com a eventual participação de convidados a proporem esses exercícios práticos. Ao final do módulo (aulas 13 e 14), cada aluno elegerá um eixo a partir do qual desenvolverá um estudo de caso de cooperação Brasil-EU.
IV – AVALIAÇÃO
– Participação nas aulas condicionada à presença virtual e realização de exercícios em ambiente Moodle;
– Realização de um estudo de caso a partir da escolha de um dos eixos.