15 out 2019

30 Years of Jean Monnet Activites

ABOUT EVENT

Data: 04 de novembro de 2019
Local: FECAP – Campus Liberdade, Sala 432-C
Público Alvo: Pesquisadores e Professores.

 

APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES JEAN MONNET

 

15:00 – 15:30     Credenciamento e café de boas vindas
15:30 – 15:50     Solenidade de Abertura
Moderação: Rafael Miranda, Coordenador Executivo do Instituto Brasil-União Europeia e Cátedra Jean Monnet Costanzo Fisogni, Delegação da União Europeia no Brasil
15:50-16:10        Introdução ao Programa Jean Monnet Costanzo Fisogni, Delegação da União Europeia no Brasil
16:10-17:10        Apresentação de dois projetos Jean Monnet no Brasil: experiência de acadêmicos brasileiros:                                            Prof. Dr. Alexandre Mendes Cunha (UFMG)
Profa.  Dra. Cláudia Alvarenga Marconi (FECAP)
17:10-17:45        Debate e Conclusões
18:15 -18:30      Foto Oficial Coordenadores Jean Monnet
17:45 – 18:30     Coffee Break

 

BIOGRAFIA DOS PARTICIPANTES

 

ALEXANDRE MENDES CUNHA

Alexandre Mendes Cunha se graduou na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e obteve seu mestrado e seu doutoramento em História pela UFF, com pesquisas que articularam temas de história econômica com história do pensamento econômico. É Professor Associado da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, na qual leciona no curso de Ciências Econômicas desde 2003. De 2014 a 2018 ocupou a direção do Centro de Estudos Europeus da UFMG e atualmente é titular de uma Cátedra Jean Monnet, tendo sido anteriormente coordenador acadêmico de um Módulo Jean Monnet, ambos financiado pela União Europeia (EACEA – Education, Audiovisual and Culture Executive Agency). Desde 2018 é o Sub-coordenador do Programa de Pós-graduação em Economia da UFMG, É pesquisador do Cedeplar/UFMG, com experiência de pesquisa nas áreas de história e economia, com ênfase em história do pensamento econômico, difusão internacional das ideias econômicas e estudos sobre integração europeia. Seus trabalhos, não obstante, abarcam também estudos acerca da questão espacial e regional tanto no âmbito teórico e histórico, história econômica e social, e diferentes aspectos da conexão entre economia do desenvolvimento e ciência e tecnologia.

 

CLÁUDIA ALVARENGA MARCONI

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Mestre (2009) e Doutora (2013) em Ciência Política pela USP. É professora do Departamento de Relações Internacionais e, atualmente, Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP. Atua também como professora da Graduação em Relações Internacionais na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). É Coordenadora Acadêmica do Instituto Brasil-União Europeia e Titular da Cátedra Jean Monnet pela mesma FECAP. Sua agenda de pesquisa gira em torno da temática da governança global dos direitos humanos, dos processos e mecanismos de justiça internacional e transicional, assim como dos debates teóricos da Escola Inglesa e da construção de pontes entre a Teoria das RI e a teoria política internacional.

 

COSTANZO FISOGNI

É doutor em organizações internacionais pela Universidade Católica de Milão, mestre em direitos humanos e gestão de conflitos pela Scuola Superiore Sant’Anna, em Pisa, Itália, e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma Universidade Católica. É servidor público na Delegação da União Europeia no Brasil (desde 2018), trabalhando especialmente com a Equipe Regional Américas do Instrumento de Parceria (FPI) da UE. Atuou anteriormente em outras delegações da UE, no Paraguai (2006-2012) e Nicarágua, Panamá (2012-2018), atuando como oficial de políticas e gestor de programas em áreas como diplomacia pública, imprensa e informação, direitos humanos e modernização do Estado. Fisogni também participou da Missão de Manutenção da Paz da ONU no Haiti (MINUSTAH) entre 2004 e 2005 como oficial de assuntos civis.

 

RAFAEL DE SOUZA NASCIMENTO MIRANDA

Bacharel em Relações Internacionais (2019) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), onde atua como Assistente da Reitoria (2018-atual), Coordenador Executivo (2019-atual) do Instituto Brasil-União Europeia e da Cátedra Jean Monnet (2019-2022), Cofinanciada pelos fundos Erasmus+ da União Europeia, além de monitor (2017-atual) das disciplinas do curso de Graduação em Relações Internacionais e disciplinas optativas ministradas em inglês para todos os cursos de graduação. Atuou como pesquisador júnior (2017-2019) do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI-USP), como pesquisador (2017-2018) do Programa Brasil-União Europeia, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP), colaborador (2017) da revista eletrônica Jean Monnet Supplement e como assistente de pesquisa (2017) para o Brasil do projeto Teaching and Research in International Politics (TRIP), sediado pelo College Of William And Mary. Foi Presidente do Centro Acadêmico de Relações Internacionais da FECAP para a gestão 2018-2019 e atualmente é Coordenador da Secretaria Administrativa da Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (FENERI) para a gestão 2019-2021. Sua agenda de pesquisa se enquadra na área de Relações Internacionais, com ênfase nos seguintes temas: direitos humanos; a relação entre as empresas e os direitos humanos; União Europeia; Parceria Estratégica Brasil-União Europeia; Teoria das Relações Internacionais e violência.

EVENT SPEAKERS

Registration for : 30 Years of Jean Monnet Activites

    Inscrições Encerradas

    Share This Event