19 out 2019

European Day Campus

ABOUT EVENT

A Cátedra Jean Monnet, projeto de impacto nacional e internacional que visa explorar questões entre o Brasil e a União Europeia, é sediada na FECAP desde setembro de 2019. Entre as atividades do projeto estão cursos e eventos gratuitos.

O European Day Campus é parte dessa agenda de datas no Programa de Certificação em Políticas Externas Europeias para Direitos Humanos e Democracia. São dias de imersão que buscam, por meio de atividades acadêmicas e culturais, reunir estudantes de diversas áreas do conhecimento que procuram aprofundar seus conhecimentos em estudos europeus gratuitamente.

As atividades acontecerão nos dias 19 e 26 de outubro, das 14h às 18h, no Campus Liberdade da FECAP. Os interessados poderão participar de duas atividades por dia.

 

European Day Campus

É parte do Programa de Certificação em Políticas Externas Europeias para Direitos Humanos e Democracia. É um dia de imersão que busca por meio de atividades acadêmicas e culturais, reunir estudantes de diversas áreas do conhecimento que procuram aprofundar seus conhecimentos em estudos europeus. Nesta edição, o primeiro dia (19/10) irá abordar os Desafios contemporâneos da União Europeia e o segundo dia (26/10), as Perspectivas e inovação da União Europeia.

 

Inscreva-se! – Inscrições Encerradas

 

Confira a programação completa:

 

REGULAMENTAÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA E A PROTEÇÃO DE GRUPOS VULNERÁVEIS: PERSPECTIVAS DE NEGÓCIOS

 

Carlos Eduardo de Castro e Silva Carreira – Mestrando em Direito Internacional e Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco, FD-USP), com financiamento do Fundo Sasakawa de Bolsas para Jovens Líderes (SYLFF, Japão). Coordenador de Relações Governamentais Internacionais da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (CDS-OAB/SP). Diretor Acadêmico do Centro de Pesquisas em Proteção Internacional de Minorias da Universidade de São Paulo (CEPIM-USP). Advogado, Membro e Conselheiro Científico do Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero (GADvS). Especialista em Direito das Famílias e Sucessões pela Escola Paulista de Direito e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista, câmpus de Franca (UNESP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre a Pluralidade das Fontes no Direito Internacional Privado e o Brasil e Pesquisador do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (GRACIAS), ambos vinculados à USP. Professor Convidado e Co-organizador na Pós Graduação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC – 2019). Representante Discente da Pós-Graduação nas Comissões do Programa de Apoio ao Ensino e Pós-Graduação da FD-USP (mandato 2018-2019). Possui ênfase nas seguintes áreas de estudo: Direito Internacional Privado e Público, Direitos Humanos, Direito das Famílias e Sucessões, Estudos de Sexualidades e Identidades de Gênero, Contextos Islâmicos e Árabes, Política Externa Brasileira e Educação Popular.

 

Willi Sebastian Künzli – Doutorando em Direito Internacional na Faculdade de Direito da USP, sob orientação do Professor Titular Paulo Borba Casella. É Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob orientação do Professor Titular Dr. Paulo Borba Casella, tendo sido aprovado com louvor e distinção. Possui LL.M. pela University of California, Berkeley, School of Law (2014), Especialização em Direito Empresarial pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (2010) e graduação em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008). Membro do Grupo de Estudos em BRICS – GEBRICS, vinculado à Faculdade de Direito da USP. Advogado em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iorque. Possui experiência nas áreas de Direito Internacional, Direito Comercial, Contratos e Litígios Comerciais.

 

DÉFICIT DEMOCRÁTICO EUROPEU E SEUS REFLEXOS NA CIDADANIA

 

Cláudia Alvarenga Marconi – Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Mestre (2009) e Doutora (2013) em Ciência Política pela USP. É professora do Departamento de Relações Internacionais e, atualmente, Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP. É Tutora do Programa de Educação Tutorial de Relações Internacionais (PET-RI) da mesma PUC-SP. Atua também como professora da Graduação em Relações Internacionais na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é professora do Curso de Graduação em Relações Internacionais, Coordenadora Acadêmica do Instituto Brasil-União Europeia e Titular da Cátedra Jean Monnet. Sua agenda de pesquisa gira em torno da temática da governança global dos direitos humanos, dos processos e mecanismos de justiça internacional e transicional, assim como dos debates teóricos da Escola Inglesa e da construção de pontes entre a Teoria das RI e a teoria política internacional.

 

Daniel Campos de Carvalho – Doutor e Mestre em Direito (área de concentração: Direito Internacional) pela Universidade de São Paulo (USP), além de Bacharel pela mesma instituição. Atualmente é Professor-Adjunto C, II da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro dos grupos de estudos Governança Global, Direitos Humanos e Democracia (Unesp/Franca) e A inserção internacional brasileira: projeção global e regional (UFABC/Unifesp). Foi Sylff Mobility Program Fellow no Institut Universitaire de Hautes Études Internationales de Genève (2005), Bolsista do The Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (2005) e pesquisador GV-Law da Fundação Getúlio Vargas-SP (2006-2007). É membro da Latin American Studies Association, da International Studies Association e da European Society of International Law. É Professor Colaborador do Programa de Pós- Graduação em Direito – PPGDIREITO/UNESP/FRANCA.

EVENT SPEAKERS

Registration for : European Day Campus

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Inscrições Encerradas

Share This Event